Presidência da República – 45 000€, por dia, é obra

Recebi via e-mail e… é demasiado gritante para que não partilhe convosco, embora para mim já não seja novidade, a verdade é que custa a acreditar, sobretudo num momento como este, no qual o depósito do meu carro deve ter dilatado com o calor, pois nunca levou tanto dinheiro em combustível como hoje.

“Ó meus Amigos,

O ‘Zé’ Mário Branco cantava, faz uns anitos já, assim – “Qual é a tua ó meu?…”  E já agora… qual é a ‘vossa’?… Então fiquem-se lá com a ‘dele’… (a do senhor Silva…! [Jardim dixit ]) Fiquem bem… se for caso disso… 45 mil euros por dia para a Presidência da República.

As contas do Palácio de Belém

O DN descobriu que a Presidência da República custa 16 milhões de euros por ano (163 vezes mais do que custava Ramalho Eanes), ou seja, 1,5 euros a cada português. Dinheiro que, para além de pagar o salário de Cavaco, sustenta ainda os seus 12 assessores e 24 consultores, bem como o restante pessoal que garante o funcionamento da Presidência da República. A juntar a estas despesas, há ainda cerca de um milhão de euros de dinheiro dos contribuintes que todos os anos serve para pagar pensões e benefícios aos antigos presidentes. Os 16 milhões de euros que são gastos anualmente pela Presidência da República colocam Cavaco Silva entre os chefes de Estado que mais gastam em toda a Europa, gastando o dobro do Rei Juan Carlos de Espanha (oito milhões de euros) sendo apenas ultrapassado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy (112 milhões de euros) e pela Rainha de Inglaterra, Isabel II, que ‘custa’ 46,6 milhões de euros anuais. E tem o senhor Aníbal Cavaco Silva, a desfaçatez de nos vir dizer  que  “os sacrifícios são para ser ‘distribuídos’ por todos os portugueses”… …‘Atão’ tá bem ó meu!… (…? E não se pode ‘privatizar’ a Presidência da República ?…)”

O Silva das vacas

Monarquia versus Républica Portuguesa

50 responses to “Presidência da República – 45 000€, por dia, é obra

  1. Fernanda Pedroso

    Agora fiquei seca… de sede… e raiva!!!!

  2. nunoanjospereira

    Infelizmente esta notícia para mim já é novidade, mas é efectivamente uma tristeza profunda. Realmente custa a acreditar.

  3. É caso para dizer… “Estaria melhor o burro se não tivesse de puxar a carroça”… mesmo em tempos de crise, o País tem de funcionar (e todos nós exigimos que funcione)… não sejamos “ingénuos” e pensar que o problema do País se resolveria, reduzindo os custos da Presidência da República. Em Portugal é da “praxe” ter de encontrar sempre um “bode expiatório”… no desporto é o árbitro… mesmo que os jogadores tenham falhado golos de baliza aberta aos rodos… no final foi o árbitro o causador da “derrota”… Ah!… o campeonato já acabou!… então vamos bater na Presidência!

  4. filhos da puta……até o mais honesto quando esta no poleiro torna-se um filho da puta como os outros que ja la estao….

  5. estefania brito

    Boa Noite.
    Descontei durante 39 anos e tenho a miséria de 650£ de reforma. Pergunto: O Sr.presidente e sua comitiva não se contentariam com um bocado menos do que ganham? É uma vergonha Nacional quando o país está á beira da Bancarrota.Realmente é uma tristeza.Obrigada

  6. O povo tem o que merece, o verdadeiro duque de Bragança já se ofereceu para colocar o país em ordem e de borla até as contas publicas estarem recuperadas, alguém lhe deu ouvidos http://casa-real-portuguesa.ativo-forum.com/ ? É muito bem feito que sejam roubados por esta corja!

  7. manuela gaiolas

    Nada me surpreende, vindo de quem vem, mas começa já a chatear..tanta precariedade, especialmente quando vem do mais alto governante do meu pais…o sr .cavaco todos sabemos é um fascista ,escondido atrás de voz mansa…sua mariazinha muito delicada …assim se apresentam os vampiros…E o que se espera do PSD se forem eleitos…ai de nos ….porque não há pessoas idóneas….as ideologias estão bem presentes…..por muito que apregoem que são os representantes de todos os portugueses, seria interessante isso sim indagar para onde vai tanto dinheiro…..

  8. nunoanjospereira

    É triste que o PSD não tenha ninguém à altura do cargo de primeiro-ministro, tal como o PS não tem, mas o que é efectivamente lamentável é que nós, pouco a pouco tenhamos ganho consciência de que somos roubados descaradamente pelos políticos e continuemos muito agarrados à nossa mentalidade conservadora colectiva. O que vai fazer com que quem não é competente continue a governar (que é sinónimo de roubar). A vida no e de luxo custa dinheiro…

  9. nunoanjospereira

    Sem margem para dúvida que o povo tem o que merece, mas será que o povo sabe que os políticos são o nosso reflexo? Que a nossa canalha politica é o espelho de quem nós somos? A esposa do duque de Bragança era gestora de fortunas num banco que aceitava a abertura de contas com um mínimo depósito de 100 000€. Esse banco faliu. Portanto poder-se-á poupar pagando apenas a uma casa real, tal como os espanhóis por exemplo, em vez de quatro presidentes da República, mas o dinheiro dos nossos impostos já teria o destino traçado.

  10. nunoanjospereira

    Ora viva!
    Eu é que agradeço o facto de enriquecer este blogue com o seu comentário porque, não há nada mais forte, mais fidedigno do que o exemplo na primeira pessoa. Eu, às vezes e a brincar, lá vou dizendo que de cada vez que vemos alguém na televisão a falar sobre dificuldades financeiras, até mesmo miséria, sobretudo aquelas pessoas que apresentam soluções (milagrosas) para tais problemas, deveriam, é esta a minha sugestão, dizer quanto custou a roupa que tem vestido. Eu quase aposto que o público atento, mudaria de canal.

  11. nunoanjospereira

    Eu dou aulas a alguns “filhos da puta” e posso garantir que são melhores do que os políticos! O Zé Povo tem toda a razão, quando chegam ao poder, todos ficam mais ávidos e gananciosos, esquecem-se por completo da “causa pública”. De seguida, quem não alinhar naquela conspiração e corrupção toda, ou sai fora do grupo, ou leva com as culpas.

  12. nunoanjospereira

    Não será por certo a cortar nas despesas da educação, da saúde ou mesmo na segurança social, senão o problema já estaria resolvido. É tal como dizer que a culpa é do primeiro-ministro. Evidentemente que são as conjecturas que conduzem a estas situações clamitosoas. Eu já sei que não me vai sair o totoloto, nem a N.Sra. irá bater-me à porta de mão dada com o D.Sebastião. Claro que se o Vaticano doasse toda a sua fortuna aos pobres, apenas estaria a alienar património, não resolveria problema nenhum. Compramos dinheiro a um banco denominado FMI, vamos ter que o pagar! Para já aumenta o desemprego, logo menos gente a produzir e mais o Estado a pagar subsídios, a produtividade diminui e eu ainda não consegui perceber como é que vamos produzir mais para pagar o crédito. Onde é que está o aumento de produção? Pode-se diminuir a despesa em trocos, mas se a receita não aumentar! A coisa não funciona. Os portugueses foram avisados para não fazerem do crédito rendimento, ora… ah… os lideres dão o exemplo.

  13. Tá na hora de fazer qualquer coisa. Isto de continuar a votar num sistema perpétuo como a Democracia há 37 anos que atira os Portugueses para o fundo.
    Um governo que se diga governo tem de resolver os problemas da populacao, tem de se antecipar a eles para que nao os tenha que resolver. Isso nao conseguirá ser feito por políticos. Um governo independente de partidos é o que precisamos. Um governo Por Portugal e pelos Portugueses.

  14. Chega de nos queixarmos! Chega de aceitarmos tudo o que nos querem impôr e que nos têm vindo a impôr. Tá na hora de começar a agir. Palavras, leva-as o vento! Visita o facebook e pesquisa: Por Portugal e pelos Portugueses. Lá estao desenhadas as linhas mestras de um novo sistema e das accoes básicas de mudança necessárias. Pode participar e acrescentar o que achares que está errado em Portugal e o que achas que deve ser feito em qualquer ou em todas as áreas. O primeiro passo seria acabar com o partidarismo no governo. Um partido nem sequer chega a beneficiar os seus membros, Entao, que direito tem um partido para se ligitimizar por umas eleiçoes, para destruir Portugal? Nenhuma!!!! Fora com a Democracia! Quero um Governo Independente!!!

  15. nunoanjospereira

    Não acrescento comentário porque penso igual, o sistema de democracia como está a ser levado a cabo durante todo este tempo, não resolve nada, senão já tinha resolvido. Afinal o que o governo tem feito é desgovernar. Podem parecer afirmações anti-democracia, quero lá saber, eu só sei que cada vez devo mais dinheiro aos outros e nada fiz por isso, não tenho culpa nenhuma. O seu comentário faz-me lembrar os sindicatos que reagem, ora isso é muito pouco útil, reagir, dizer depois de estar feito é fácil. Extraordinário seria os representantes da causa pública serem eleitos por convite da parte de quem os considerar à altura de governar, e não por um grupo de interesses egoístas.

  16. nunoanjospereira

    Eu não tenho facebook, de tempo para as redes sociais tem-me bastado o blogue até agora, existe algum outro meio de ter acesso a essa informação? É que promete!
    Concordo contigo, palavras leva-as o vento. Estou disposto a agir mas evidentemente que terá de ser de forma consertada, não demagógica, fazer humor não resolve coisa nenhuma, na melhor das hipóteses apenas despertará para as situações. Convenhamos que expor tudo e todos ao ridículo, leva a que se deixe de respeitar a classe política. Bem, entro em contra censo ppois os políticos também não respeitam os eleitores.

  17. Pois; os gastos com os deputados é que são a mais?
    Se estamos em crise, que toque a todos a redução dos gastos até onde for possível.
    Esperem por o fim do ano para ver quais os sacrificios que os “senhores” BES, BCI, Galp, PT ++++++, fizeram? Coitados ficam vergados com o peso do aumento dos lucros, enquanto os trabalhadores ficam aliviados com a diminuição dos ordenados.

    Este povo não abre os olhos, merece porrada. Prefere mendigar a exigir os seus legitimos direitos.

  18. nunoanjospereira

    A tranche da verba vendida pelo FMI para os gajos dos bancos já chegou. Mandam mais no país as lojas de vender dinheiro do que os políticos, esses que já se esqueceram o que é a causa pública. Deveriam saber liderar pelo exemplo, pelo bom exemplo.

  19. Poixé meus caros….
    Acontece que tudo isto se deve a uma questão institucional…..
    Sendo assim, vejam onde está a questão do problema.
    Para mim,
    Instaure-se a Monarquia!!!

  20. nunoanjospereira

    A verdade é que se as coisas correrem mal para o Rei, ele não pode pura e simplesmente demitir-se ou perder as próximas eleições, terá que assumir a responsabilidade dos seus erros, o que poderá fazer com que seja mais competente. Tal como os ministros, na eventualidade de um ministério ser um verdadeiro fracasso, o que é que acontece ao ministro que o tutela? Nada, até fica no currículo pessoal que foi ministro e não um mau ministro.

  21. Rui Magalhaes

    A culpa desta e de outras situações, é de todos, porque acreditamos nos partidos, porque os elegemos, porque acreditamos em tudo o que a comunicação social produz. Portanto sejamos mais dignos de nós próprios, temos tanta gente inteligente e somos governados por burros. Já dizia Sócrates, o outro da antiguidade, “cada povo tem o governo que merece”.

  22. nunoanjospereira

    Todos nós tentamos enriquecer sem que o fisco saiba, fazemos a nossa pequena marosca. Através das redes sociais pode ser que ao ficarmos mais incomodados com a consciencialização da nossa incompetência, poderemos, quem sabe mostrar um pouco de respeito pelo nosso vizinho e votar. Nas presidenciais votou menos de cinquenta por cento da população, é revelador do nosso interesse pela causa pública. Se todos votarmos, como deve ser e não em branco, talvez os interessados na cadeira do poder, venham a ser mais competentes, pois os políticos passariam a ter mais peso, mais representatividade social e, eventualmente poderiam ter alguma influência nos grandes grupos económicos que mandam no país.

  23. Infelizmente nâo me espanta, ficaria admira-do se isto só se passa-se em paises Africanos. A colonizaçao a final serviu para alguma coisa aos politicos continuar a roubar os Pobres. Haja o que ouver um dia estoira. já chega.

  24. Ana Maria Gomes

    O que está neste artigo é falso e deve dar jeito a alguém tamanha Mentira. Quem escreveu este artigo não percebe mesmo nada de contas…Enfim…o povinho acredita em tal…agora o POVO bem informado já mais acredita em tal MENTIRA. Sejam Honestos a fazer Politica e vejam e tentem saber a verdade e pensem cada um pela sua cabeça.

  25. nunoanjospereira

    Também não fiquei surpreendido e se um dia a coisa rebentar, desde que bem-feita e não à pressa, eu estarei lá.

  26. nunoanjospereira

    Obrigado Ana Gomes por nos ter esclarecido, eu não testei a veracidade do conteúdo do “post” antes da publicação. Ali os vizinhos espanhóis por metade do preço, que a nós custa um Presidente da República, mantêm um Rei. Nós sustentamos quatro! Para enfeitar bastaria uma estátua numa rotunda, toda a gente via, todos achavam bonito, sabem para que serve e toda a gente contorna.

  27. 100 anos de Caos, Ditadura, Corrupção. Abaixo a República dos inúteis! Viva D. Duarte de Bragança!

  28. nunoanjospereira

    Desde que não fosse a mulher dele a gerir o dinheiro, tudo muito bem. Lembro um banco que tem um mínimo de depósito para que a senhora pudesse gerir, 100 000€. Ah! E o banco faliu. Portanto… seriamos roubados à mesma.

  29. nunoanjospereira

    Obrigado Manuel Pombo, já cá cantava desde manhã cedo: https://nunoanjospereira.wordpress.com/2011/06/24/walid-el-sayed-sou-da-geracao-do-basta/ e… tem toda a razão!

  30. Um emigrante a viver no estrangeiro:

    SER JOVEM NOS TEMPOS DE HOJE EM PORTUGAL Não é facil! “Se és um jovem português Atravessa a fronteira do teu País
    E parte pars o destemido, procura de um futuro com Futuro.,

    Porque no teu País,
    A Educação é como uma licenciatura, Tirada sem mérito e sem trabalho. Arquitectada por amigos docentes e abençoada numa manhã dominical.

    Porque no teu País
    é mais importante a estatística dos números, Que a competência científica dos alunos. O que interessa é encher as universidades, nem que seja de burros.

    Porque no teu País,
    a corrupção faz parte do jogo, Onde os jogadores e os árbitros, São carne do mesmo osso e partilham o mesmo tempero.

    Porque no teu País,
    A justiça é ela própria uma injustiça. Porque serve quem é rico e influente. Com leis democraticamente pobres.

    Porque no teu País,
    As prisões não são para os ladrões ricos, porque os ricos não são ladrões, já que um desvio é diferente de um roubo,

    Porque no teu País,
    a
    A saúde é uma doença crónica, Onde, quem pouco tem, é sempre colocado na coluna da despesa.

    Porque no teu País, Se paga a quem nada faz. Se taxa a quem pouco aufere. Porque no teu País, A incompetência política é definida como coragem patriótica.

    Porque no teu País,
    Um submarino é mais importante que tu. O mar apenas serve para tomar banho e para pescar sardinhas.

    Porque no teu País, um autarca condenado à prisão pela justiçaa, Pode continuar em funções em liberdade; passeando e assobiando de mãos nos bolsos.

    Porque no teu País,
    Os manuais escolares são pagos. Enquanto a frota automóvel dos políticos, é topo de gama. Porque no teu País, há reformas de duzentos euros,
    e acumulação de reformas de milhares deles.

    Porque no teu País,
    a universidade pública deixou cair a exigências, as licenciaturas na privada, tiram-se ao ritmo das chorudas mensalidades.

    Porque no teu País,
    Os governantes, na sua esmagadora maiori, aapenas possuem experiência partidária, enquanto lula da Silva tinha a experierncia do trabalhio; sim os elogiados têm a experiência partidária, que os conduz pelas veredas do “sim ao chefe.”

    Porque no teu País,
    O que é falso, dito como verdade, sobre Palavra de Honra! São votos ganhos numa eleição.

    Porque no teu País,
    as falências são uma normalidade.O desemprego é galopante. a criminalidade assusta; o limiar da pobreza é gritante e a venda de Porsches … aumenta!

    Porque no teu País,
    Há esquadras da polícia em tal estado, que os agentes se servem da casa de banho, dos cafés mais próximos.

    Porque no teu País,
    Se oferecem computadores nas escolas, Apenas para compor as estatísticas, do saber “faz de conta” em banda
    larga.

    Porque no teu País, Se os teus pais não forem ricos,
    Por mais que faças e labutes, pouco vales sem um cartão partidário!m

    Porque no teu País,
    os governantes não taxam nos bancos, porque, quando saírem do governo, Serão eles que os empregam.
    Porque no teu País,
    És apenas mais um número, Onde o Primeiro-Ministro se chama Alice. Que vive no País das Maravilhas. Mesmo ao lado do teu.
    Foge! E não olhes para trás !”

    Fim de citação

  31. ssa é a minha querida Lisboa minha terra natal e o meu Tejo onde passei a minha juventude até aos 18 anos, onde eu escrevia o meu diário. Onde Ficava com ela a sonhar; nela encontrei a própria vida
    Transformou a minha mente.
    Um dia com a minha ira
    Voltei-me para a luta,
    Deixei de acreditar em fariseus.

    Estou farto de tanto medo
    Estou farto de tanta falsidade
    Estou farto do senhor burguês
    Estou farto de tanto de alguns intelectuais
    Estou farto tanto dos que querem o poder
    porque eles são como as galinhas
    Quando estão cá em baixo
    Comem com o povo, beijam as nossas mulheres
    Mas quando sobem para o poleiro
    Cagam para cima do povo

    Um dia gritei Bem alto:
    Amigos ouçam a minha a agonia.
    Nós continuamos mercadoria
    Ao serviço do Capital.

    Estamos fartos
    Da TRÓiA e do FMI
    Dos exploradores do meu país.
    Estou farto
    Dos que roubam o nosso pão

    Estamos todos fartos
    Da miséria
    Da tirania
    Da escravidão.

    Dias Pombo

  32. A Deus Benguela
    A Deus, a Deus Benguela!
    Mal de ti jamais direi
    Da o mundo muita volta
    Näo sei se cá tornarei

    Ja cá estou na Europa
    Näo me sinto aqui feliz
    Muita gente á minha volta
    Mas ninguém me fáz feliz
    Que saudades täo sentidas,
    Me custou, esse adeus
    Que te dei à despedida
    Fintando os olhos nos teus

    Sou homem que quer chorar
    E me sinto envergonhado
    Choro e canto
    cancöes tuas tropicais

    Autor: Manuel Dias Pombo]

  33. Carlos Eduardo B.M.Brito

    Não me surpreende…pese embora me enraiveça…. acaso achavam que o Sr.Presidente da nossa República, como testa de ferro para o Governo em exercício, que na realidade é, e sendo inclusivé, da mesma cor política, iria dar alguma espécie de exemplo nessa matéria?? Acordem, meus amigos, o homem, tal como o Governo, não são exemplo para rigorosamente nada. Excepto, talvez, latrocínio…

  34. Pingback: Prefiro ter um Rei ! « perspectivas

  35. E diz o presidente que todos teem que fazer um esforco…e ele

  36. nunoanjospereira

    Se todos vocês fizerem um esforço… eu não preciso de fazer, óbvio! Se eu apontar os erros dos outros primeiro, com um pouco de sorte, vocês não vêm os meus. Se, todas as visitas a este blogue, que eu próprio não levo muito a sério, pagassem um euro, hoje eu já teria encaixado mais do que o meu ordenado de dois meses, e até parece que eu disse alguma coisa de jeito, não é verdade, limite-me a publicar um e-mail. Tal como os políticos portugueses, só que esses copiam os maus exemplos de governação.

  37. nunoanjospereira

    Eu sei que o pior cego é aquele que não quer ver, mas… é desesperante assistir aos perpetrantes de tamanho “latrocínio”, saírem dele impunemente.
    “Latrocínio é um tipo penal, em alguns sistemas jurídicos, derivado do crime de roubo — o crime-fim —, onde o homicídio é o crime-meio, ou seja, mata-se para roubar. Em países de direito britânico, está englobado no delito de roubo. É considerado, doutrinariamente, um crime complexo, aquele em que há dois tipos criminais para sua configuração (delito pluriofensivo).”

  38. Foi este português que deu Macau aos Chineses não respeitando so tratados que os nossos antepassados haviam cebrado com a China, tal como o tratado que o Rei de Portugal celebrou antes de ser morto pelos republicanos em que em caso de Portugal pretender alienar Macau dava preferencia à China. Moral da história deste grande povo: Matram o monarca encareceram a presidencia da republica e ofereceram Macau: obs: Esta nos Diarios dos Governo o respectivo tratado

  39. vivemos num pais de ladroês e os ladrôes são os nossos governantes tenham vergonha de vir para a televisão pedir para fazer-mos sacrificios enquanto voçês vivem a grande e a francesa e saem impunes das vigarices do dinheiro que roubam,haveria de ser feita uma auditoria as contas dos governantes e não tirarem o subsidio a quem trabalha e cortarem as reformas de quem trabaLHA 10 ANOS E RECEBE AOS 2MIL EUROS E QUEM TRABALHA 30 ANOS RECEBE A REFORMA MISERAVÉL DE 340 OU QUE SEJA 400 EUROS É UMA VERGONHA .Cambada de gatunos.

  40. nunoanjospereira

    Foi este português que prometeu estabilidade política numa época em que íamos às urnas, em média, a cada nove meses. Conseguiu. Durante essa estabilidade política (que dura até aos dias de hoje) começou o saque. Desde subsídios para abate de frota pesqueira com a condição da renovação da mesma, tendo como resultado que, nem existem barcos novos nem quotas de pesca para ninguém, exceto para os espanhóis (das nossas quotas na nossa costa!) até aos extraordinários subsídios de três e quatro mil euros para renovação de… imagine-se… montras! É claro que desde que o empresário invista também algum. Esta estabilidade permitiu que o país fosse, e continue a ser, roubado pela classe política, não respeitando a vontade de liberdade do povo, visto que hoje, o povo, está obrigado a pagar as dívidas causadas pelos políticos e a vida luxuosa que tem, e que não tinham antes de serem políticos.

  41. nunoanjospereira

    O meu comentário de resposta não é lá assim muito motivante… visto que o que diz, a pura da verdade, é permitido por lei. Se calhar, para evitar que de futuro continuemos a ficar a dever dinheiro aos ladrões, convinha fazer leis já, para que o roubo e a injustiça social, não continuem a ser o pão-nosso de cada dia. O grande problema é que os gajos que fazem as leis, são os mesmos que roubam.

  42. Que Vergonha, Sr. Presidente, p um país que está beira da fome !!

  43. nunoanjospereira

    Os princípios deveriam estar acima das personalidades, muito mais importante do que quem é, é quem e o que representa. O país não está à beira na fome, o país já contraiu uma dívida, já vive à custa do crédito depois de ter aconselhado que o crédito não deve ser visto como receita e, tal como as palavras anteriores vão enchendo e disfarçando opiniões e a realidade, talvez seja mais mediático que a concorrente de um programa de televisão não saiba não-sei-o-quê a verdade é que já se passa fome na nossa terra. E não é nas aldeias que ela se nota, é nas grandes cidades que vive disfarçada, envergonhada.

  44. Cortar despesas e cortar nas PENSOES, acabando com as MILIONARIAS. As pensoes devem ser para viver, nao para continuar a enriquecer. Como se admite que trabalhando, uma pessoa receba menos que um pensionista da mesma categoria? Os Politicos e outros que causaram a crise, que sejam obrigados a pagar tambem a crise. Nao so o Povo! Os novos Ricos, quase todos da politica, que justifiquem donde lhes veio o dinheiro, confiscando tudo o injustificavel. e punindo todos os violadores da LEI. mas sem subterfugios e nunca prescreverem os prazos desses crimes que afectam mais de DEZ MILHOES.

  45. nunoanjospereira

    Pior ainda do que a lei permitir todos os crimes e injustiças sociais que referiu, é o fato de a opinião publicada (o que é diferente de opinião pública) alertar para o perigo das grandes fortunas se ausentarem do país! O receio, o medo que a opinião publicada diz que temos (porque não temos!) dos ricos e muito ricos (convém lembrar que atrás de uma grande fortuna está um grande crime) se irem embora. Não consigo perceber qual é o problema dessa gente deixar de nos roubar. Eu cá não preciso que ninguém me roube. Sou todo a favor do Estado Social, não de um roubo ao Estado Social.

  46. Henrique Pimentel

    A nossa presidência custa-nos 16 milhões..e já chegou a custar quase 20, Encurtou-se o orçamento, mas sem antes esperar que em Espanha e Inglaterra, países naturalmente menos estáveis economicamente do que nós, se tomassem as primeiros decisões. Agora levantam-se vozes indignadas e frustradas que clamam contra Cavaco Silva, mas a questão não é tão simples, antes fosse! A máquina que move a presidência é grande e transcende a própria figura do presidente, por isso não se pense que a solução é vir outro para o lugar. Também não se deve fazer a frágil comparação com o seu antecessor Ramalho Eanes pois a capacidade de saldar todas as despesas com um orçamento estagnado com o correr dos anos foi virtude que só tiveram os nossos últimos Reis e é bem sabido que não teve bom resultado…assim, prefiro outras comparações, mais contemporâneas, tal como às Casas Reais de Espanha e Inglaterra..pois mesmo no caso de Isabel II, esta deve ter infinitas mais despesas do que o Presidente da republica portuguesa. Por isso, e embora custe a muitos aceitar a solução é só uma, restaurar a Monarquia.
    Há pouco li que o “Zé Povo tem razão” que “quando chegam ao poder todos ficam mais ávidos e gananciosos e esquecem-se da causa pública” então porquê impedir-nos de ter um regime que tem à cabeça uma Família cuja principal causa é a Causa Pública? Ok, pode parecer um pouco autocrático, mas funciona e nos é que beneficiamos! E a titulo de curiosidade e para que se perceba a verdadeira dimensão do caso Belém, vale a pena saber os números de “empregados” que giram à volta das 3 instituições aqui expostas: Palácio de Belém quase 500, Palácio de Buckingham 300 e Palácio da Zarzuela 200. É..parece que vestidos compridos, tiaras e uniformes militares não só animam um povo e representam a nação como saem bastante mais baratos, do que senhores de fatos cinzentos, funciona como camuflagem, são como as zebras, não se percebe onde começam nem onde acabam é que parece que não mas são muitos!

  47. nunoanjospereira

    Caro Henrique Pimentel muito obrigado pelo artigo. O que nos escreve não é um simples comentário, é uma ideia com argumentos de peso. Já há dois dias que tento pensar no que lhe deva responder, sinceramente a conclusão a que chego é que, simplesmente na eventualidade de uma família ficar no poder, teríamos alguém a quem atribuir responsabilidades. Meio a sério, os blogues e os e-mails que vão circulando, acabam por informar, mal, mas mesmo assim informar os que tal como eu, estão pouco esclarecidos, acerca de assuntos que nos dizem respeito a todos, passando a ser mais ampla e imparcialmente divulgados. Não vou pensar mais dia nenhum, porque senão nunca mais publico o comentário, creio que o facto de ninguém assumir a responsabilidade pela má gestão dos dinheiros públicos, pelo roubo à causa pública, pelo açambarcar do Estado pela chusma de um vasto grupo de bandidos, não irá parar nunca, enquanto todos se puderem demitir impunemente depois de provada a sua incompetência. Portanto, e após alguma reflexão, admito que faz muito sentido, é muito permite que venha a debate um caso como o que expõe. Obrigado pela sua contribuição enriquecedora.

  48. e mesmo uma vergonha com tantos gastos e depois ouvir outros ministros dizer todos temos de fazer sacrificios , porke nao comecar , o pessoal trabalha para esse governo , sera eles tao fazer alguns sacrificios em reduzir a despesa, portugal assim nao vai lado menhum , os que deviam dar exemplos ainda gastam mais , que vergonha

  49. EU ousaria dizer que se eles dessem o exemplo “quase” que legitimaria o pedido para que nós dois apertassemos o cinto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.