1984 – George Orwell

George-Orwell-1984“- Isto foi um caso excepcional. O problema não é só eles terem sido mortos. Não percebes que o passado, incluindo já o dia de ontem, foi completamente abolido? Se nalgum lado esse passado subsiste, resume-se a meia dúzia de objectos sólidos, desligados da palavras, como aquele bloco de vidro que ali está. Já nada sabemos, literalmente, acerca da Revolução ou dos anos anteriores à Revolução. Todos os documentos foram destruídos ou falsificados, todos os livros reescritos, todos os quadros pintados de novo, todas as ruas, estátuas e edifícios rebaptizados, as datas foram alteradas. e este processo avança, dia após dia, minuto após minuto. A História parou. Nada existe a não ser um presente sem fim em que o Partido tem sempre razão. Eu sei, claro, que o passado foi falsificado; só que nunca terei a possibilidade de prová-lo mesmo sendo eu o autor da falsificação. Depois da coisa feita, não resta o menor indício. a única prova fica na minha memória, e nunca tenho a certeza de que algum outro ser humano partilhe as minhas recordações. Só dessa vez, em toda a minha vida, tive em meu poder a prova real, concreta, depois do acontecimento, anos depois.”

1984 de George Orwell, página 164

2 responses to “1984 – George Orwell

  1. Um livro impressionante, sem dúvida.
    Teve uma adaptação cinematográfica também muito boa em 1984 por Michael Radford e tenho ouvido rumores sobre uma nova adaptação.
    Nunca é demais explorar este tema.
    Boas leituras!

  2. Já vi no youtube o trailer do filme! ‘tou quase, quase a acabar a leitura. Estou a tentar prolongar o prazer de ler… Ver o filme, só depois de terminado o livro.

Deixe uma Resposta

