Última parada – 174

Bem vindos ao futuro.

Há por aí muita ficção, Hollywood e outras antevisões que tais, que nos deixam incrédulos perante a possibilidade de tal filme vir a ser verdade.

Quase há uma dezena de anos, senti pela primeira vez os alunos agarrados a mim a chorarem. Leccionava nessa altura no 2ºciclo. Não vou dizer onde. O motivo era a rusga policial que decorria lá fora, perante os olhares atentos e gritos dos meus alunos com medo dos tiros.

No ano subsequente seguiu-se a secundária e eu fui o professor em quem os alunos confiaram para tirar as armas dos cacifos.

Na meia dúzia de anos que se seguiram tive a oportunidade de trabalhar com os socialmente desfavorecidos. Não é nada fácil, dar os nomes dos alimentos em inglês, a crianças que passam fome, cujo prato favorito consiste em ovos mexidos com salsichas (daqui envio um grande abraço às amigas – e amigos – que ainda por lá estão a fazer o impossível para dar educação aos mais desfavorecidos).

Na atualidade o problema é outro. Apesar dos olhares atentos de professores, assistentes sociais e polícias, a droga é uma constante.

Tenho dois amigos, que também não vou identificar, que me contaram que o que vimos neste filme, eles viveram na realidade.

A última vez que passei pelo centro de emprego – volto lá daqui a um par de dias – tive a oportunidade de encontrar uma amiga ucraniana, que já foi nossa vizinha (lembro-me – e vou mesmo escrevê-lo porque as lágrimas estão-me a cair – quando o filho mais novo deles fez oito anitos, convidou toda a turma para a sua festa de aniversário e não apareceu ninguém) comentou connosco que já viu o que se está a passar aqui, referindo-se à educação, saúde – a justiça estamos de acordo que já é privada à muitos anos – falir lá na terra deles.

Ora dois mais dois, não são sete. Por mais que este filme pareça coisa de um passado distante no outro lado do mundo…

Deixe uma Resposta

