Civilizações que estiveram na origem da civilização europeia

EuropaeOs Celtas

A Expansão dos Celtas decorreu sobretudo entre 2000 a.C. e a época da ocupação romana (a partir do século III a.C.). Os Celtas, de origem indoeuropeia. Ficaram conhecidos por nomes diferentes nas várias regiões da Europa onde se instalaram: Gauleses em França; Gaélicos na Irlanda, Celtiberos na Península Ibérica e Bretões na Grã-Bretanha. Em toda a parte há vestígios da sua civilização.

Os Gregos

A expansão grega decorreu sobretudo entre o século VIII a.C. e a ocupação romana. Os gregos fundaram cidades no sul da Europa e circularam por todo o Mediterrâneo. A civilização grega veio a influenciar a Europa em todos os domínios da cultura: arquitectura, escultura, cerâmica, poesia, filosofia, matemática, música, teatro, desporto.

Os Romanos

A expansão dos romanos pelo Mediterrâneo decorreu sobretudo entre o século III a.C. e o século II d.C.. No ano 117 d.C., na época do imperador Trajano, o império romano atingiu a sua extensão máxima. A civilização europeia é em muitos aspectos herdeira da civilização romana. O latim, a língua falada pelos romanos deu origem a muitas línguas modernas.

Os Bárbaros

As invasões bárbaras iniciaramse no século III d.C. mas decorreram sobretudo a partir do século V d.C.. As invasões bárbaras e a formação de novos reinos determinaram a constituição das várias nações da Europa moderna.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s