Dom Casmurro – Machado de Assis

dom casmurro

Carlos Sepúlveda, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do Núcleo de Pesquisas da Fundação Biblioteca Nacional, escreve a seguinte introdução: “Este é um romance sobre a intolerância. Este texto notável, publicado no ano de 1899, no derradeiro ano do século, descreve o ciúme de um homem, o advogado Bento Santiago, (o Bentinho), por sua mulher, Capitolina, (a Capitu).
Dentro desta aparente simplicidade, esconde-se, afinal, um dos mais brilhantes ensaios sobre a intolerância, sobre um homem que não pode suportar que sua mulher seja mais mulher do que ele é um homem.
Dom Casmurro é, sem favor nenhum, um dos romances mais importantes da história das literaturas; ombreia-se aos textos de Shakespeare, Dante, Camões, ou qualquer outro génio da ficção. É possivelmente o texto mais bem acabado da nossa língua” – Concordo! Por isso é que copiei este trecho.

Escreve ainda: “Para escrever a tragédia de Bento Santiago, Machado de Assis formulou um novo modelo de narrativa, baseado na interioridade, na viagem ao inconsciente de um homem, visitou os seus fantasmas, suas sombras, seus mais secretos temores. Para isso, teve de criar um narrador muito especial.” – e criou! A páginas tantas parece que não estamos a ler um livro mas sim na conversa com o personagem. Está fantástico. Só que… demora assim um bocadinho a desenvolver a coisa. E quando dá por ela, ele próprio o afirma – entenda-se “ele” como sendo o personagem que se apercebe que o livro já vai a meio – acelera a narrativa e tem um final… de génio.

Memórias póstumas de Brás Cubas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s